Na semana passada, falamos sobre os números de um Restaurante Self Service, nessa semana, vamos falar sobre como abrir um Delivery de Marmita e como essa pode ser uma ótima forma de você testar a aceitação da comida que você faz, antes de abrir um restaurante.

Separamos informações essenciais para quem quer abrir um Delivery de Marmitas, como:

  • Qual o investimento médio para começar o negócio.
  • Qual a metragem ideal para abrir um Delivery de Comida.
  • Quanto lucra um Delivery de Comida.
  • Em quanto tempo, você irá recuperar o seu investimento.
  • Quanto fatura um Delivery de Comida

Responderemos essas e outras perguntas, neste artigo e ainda te daremos dicas preciosas para você fazer seu Delivery lucrar muito mais.

Lembre-se, estamos compartilhando com você a nossa experiência como Contadores e Gestores Financeiros dos nossos clientes e ex-clientes do ramo de Delivery de Marmitas, dependendo da sua região, pode haver diferenças nos dados apresentados.

Para informações mais detalhadas sobre o mercado local, perfil dos sócios, estratégias de vendas e outros fatores relacionados diretamente à sua realidade, é muito importante elaborar ou contratar um bom Plano de Negócio.

 

Conceitos que abordaremos neste artigo

Como de costume, antes de iniciarmos este artigo, vamos esclarecer antecipadamente alguns conceitos que você encontrará:

Investimento: É o valor necessário para se iniciar um novo negócio.

Tempo de Retorno do Investimento: É o tempo em que os sócios de um negócio conseguirão recuperar todo o valor investido neste negócio.

Faturamento: É o valor bruto (antes de quaisquer descontos ou reduções) que um negócio obtém em um determinado período, através das vendas de seus produtos ou serviços.

Ticket Médio: É o valor médio que a empresa fatura por cada cliente.

Lucro: É o valor que sobra do faturamento após o desconto de todos os custos e despesas da empresa.

Margem de Lucro: Refere-se ao percentual do lucro líquido em relação ao faturamento de uma empresa.

Giro do Estoques: É a quantidade de vezes que você compra e vende o seu estoque em um determinado tempo. Quanto mais rápido você girar o seu estoque, maiores serão suas vendas.

 

Pontos Positivos de um Delivery de Marmitas

São muitos os pontos positivos de um Delivery de Marmitas. Separamos 4 que consideramos os que mais fazem ou fizeram diferença para os nossos clientes e ex-clientes:

  1. Custo extremamente reduzido: Não há necessidade de altos custos de aluguel, além disso os desperdícios de comidas são muito menores do que em restaurantes, também não há necessidade de muitos funcionários, um cozinheiro e uma pessoa para atender os telefones já cumprem o serviço.
  2. Baixo Investimento: Quase não há gastos com equipamentos e muito menos espaço físico para atendimento ao público, o que reduz significativamente o investimento para abrir um Delivery.
  3. Teste para quem quer Abrir um Restaurante: Os Deliveries são uma forma muito barata de testar como o público reage à sua comida, trazendo experiências e estratégias cruciais para quem pretende abrir um restaurante com atendimento presencial. Nós falamos mais sobre isso NESTE VÍDEO.
  4. Maior Giro de Estoque: Em um Delivery de marmitas, não há tantas distrações com funcionários, local etc. o seu foco fica quase todo na comida e captação de cliente, dando muito mais agilidade ao seu negócio, permitindo girar muito mais rápido o seu estoque e aumentando o seu faturamento.

Pontos Negativos de um Delivery de Marmitas

Como todo negócio, os Deliveries de Marmitas também possuem seus pontos negativos, vamos aos principais:

Desespero

  1. Alta dependência de marketing: Como você não possui um local físico que será visível para seus potenciais clientes, você terá uma grande dependência de investimentos em marketing para captar seus clientes.
  2. Forte concorrência: Caso, você não atue em um ramo específico de comida, é provável que você enfrente elevada concorrência, devido à baixa barreira de entrada para novos Deliveries, além disso, você também terá a concorrência de restaurantes tradicionais, caso eles também entreguem marmitas.
  3. Sensibilidade a Aumento de Preço Generalizado: Caso você não atue em um ramo específico de comida, será mais sensível ao aumento generalizado dos preços de vários alimentos.

Os Números de um Delivery de Marmitas

Vamos dar uma olhada nos principais números de um Delivery de Marmitas

Plano de negócios, pesquisa de mercado

Investimento Médio Necessário: R$ 35 mil a 45 mil. Este valor já inclui todos os equipamentos, custos de abertura, estoque inicial, Reserva de Capital etc.

Área Média: 60 m².

Faturamento Médio Mensal: R$ 40 mil a 45 mil.

Lucro Médio Mensal: R$ 8 mil a 11,2 mil – 20% a 25% de Margem Lucro

Tempo Médio de Retorno do Investimento: De 3 a 6 meses.

 

Estratégias para Aumentar o Lucro de um Delivery de Marmitas

Planejamento Estratégico, Análise Swot, Plano de negócios

  1. Focar em um Nicho específico: Você pode aproveitar a sua especialidade na cozinha para focar em um tipo de comida específica, como, comida nordestina, comida mineira, fitness, vegetariana, vegana, baixa renda, alta renda etc., isso permitirá que você se torne a referência naquele nicho na região que você atende.
  2. Ter um Cardápio Amplo: Caso não queira focar em um nicho específico, você pode ter um cardápio mais amplo que atenda aos vários gostos, como comida fitness, comida italiana, comida indiana etc.
  3. Plataformas de Deliveries: Sim, muitos donos de estabelecimentos de comida reclamam que as plataformas de Deliveries, como Ifood, Uber Eats, Rappi etc., tem um alto custo, mas você deve enxergá-las como plataformas de marketing que permitem que muito mais gente conheça o seu restaurante, assim você fortalece a sua marca.
  4. Revisão Tributária: Por tratarem de diversos tipos de comidas e bebidas com as mais variadas formas de tributação, muitos deliveries pagam muito mais impostos do que deveriam e deixam de aproveitar diversas reduções de impostos que lhe são permitidas. Um Planejamento Financeiro com foco na Recuperação de Tributos do seu delivery, não só pode lhe retornar um enorme dinheiro em impostos que você pagou indevidamente nos últimos 5 anos, como também, reduzir significativamente a sua carga tributária para os próximos anos.

 

Que Negócio Você quer ver Analisado Aqui?

E aí, gostou da nossa e análise e das estratégias? Deixe nos comentários a sua sugestão para que possamos analisar outros tipos de negócios.

Ah! Manda esse artigo para os seus amigos que tenham ou querem abrir um negócio no ramo de alimentação, mesmo que não seja Delivery de Marmita.

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