Abrir um Restaurante Self Service, Contabilidade para restaurantes self service

Abrir um Restaurante Self-service pode ser uma ótima forma de você começar o seu negócio próprio no ramo de alimentos.

Ao contrário do modelo tradicional de restaurantes, não é necessário um investimento muito grande para abrir um Restaurante Self-service, além disso, por ter um cardápio bem amplo de comida, os Self-service costumam atender clientes dos mais variados gostos, o que gera uma maior previsibilidade de faturamento.

 

E aí, interessado em abrir ou investir em um Restaurante Self-service? Separamos informações essenciais que vão te ajudar nesta nova empreitada, como:

  • Qual o investimento médio para abrir um Restaurante Self-service.
  • Qual a metragem ideal para abrir um restaurante.
  • Quanto lucra um Restaurante Self-service.
  • Em quanto tempo, você irá recuperar o seu investimento.
  • Quanto fatura um Restaurante Self-service?

Responderemos essas e outras perguntas, neste artigo e ainda te daremos dicas preciosas para você fazer seu restaurante lucrar muito mais.

 

Lembre-se, estamos compartilhando com você a nossa experiência como Contadores e Gestores Financeiros dos nossos clientes e ex-clientes do ramo de Restaurantes Self-service, dependendo da sua região, pode haver diferenças nos dados apresentados.

Para informações mais detalhadas sobre o mercado local, perfil dos sócios, estratégias de vendas e outros fatores relacionados diretamente à sua realidade, é muito importante elaborar ou contratar um bom Plano de Negócio.

 

Conceitos que abordaremos neste artigo

Como de costume, antes de iniciarmos este artigo, vamos esclarecer antecipadamente alguns conceitos que você encontrará:

Investimento: É o valor necessário para se iniciar um novo negócio.

Tempo de Retorno do Investimento: É o tempo em que os sócios de um negócio conseguirão recuperar todo o valor investido neste negócio.

Faturamento: É o valor bruto (antes de quaisquer descontos ou reduções) que um negócio obtém em um determinado período, através das vendas de seus produtos ou serviços.

Ticket Médio: É o valor médio que a empresa fatura por cada cliente.

Lucro: É o valor que sobra do faturamento após o desconto de todos os custos e despesas da empresa.

Margem de Lucro: Refere-se ao percentual do lucro líquido em relação ao faturamento de uma empresa.

 

Pontos Positivos de um Restaurante Self-service

São muitos os pontos positivos de um Restaurante Self-service, mas separamos 5 que consideramos os que mais fazem ou fizeram diferença para os nossos clientes e ex-clientes:

  1. Custo com Pessoal reduzido: Quase não há a necessidade de garçons nestes restaurantes, o que reduz significativamente a folha de pagamento.
  2. Baixo Investimento em Layouts: Como não há um público ou prato definido, o investimento no layout de um Self-service é muito menor do que os de outros restaurantes.
  3. Horário Reduzido: Restaurantes Self-service costumam atender ao público das 10:30h às 15:30h. Mesmo com um horário reduzido, os Self-service costumam ter um faturamento igual ou até maior que os restaurantes tradicionais.
  4. Previsibilidade de faturamento: Por ter um cardápio bem amplo de comida, os Self-service costumam atender clientes dos mais variados gostos, o que gera uma maior previsibilidade de faturamento.
  5. Menos suscetíveis a aumento de preços singulares: Por ter uma variedade no cardápio, os restaurantes Self-service são menos impactados pelo aumento dos preços de determinados alimentos, pois eles podem trocar o cardápio rapidamente.

Pontos Negativos de um Restaurante Self-service

Como todo negócio, os Restaurantes Self-service também possuem seus pontos negativos, vamos aos principais:

Desespero

  1. Forte Fiscalização Sanitária: Por se tratar de um estabelecimento de alimentos, os restaurantes recebem constantes fiscalizações, especialmente as sanitárias. Qualquer desatenção na gestão dos alimentos pode gerar infrações gravíssimas.
  2. Forte concorrência: Como não atuam em um ramo alimentício específico, a barreira de entrada para novos restaurantes Self-service é muito baixa.
  3. Dificuldade de Diferenciação: Como não atuam em um ramo alimentício específico, é muito difícil gerar diferenciação para um Restaurante Self-service, o que muitas vezes acaba gerando guerra de preços entre os concorrentes.
  4. Sensibilidade a Aumento de Preço Generalizado: Apesar de serem menos impactados pelo aumento do preço de alguns alimentos, quando o aumento ocorre em vários alimentos de uma vez, os Self-service são mais impactados, e muitas vezes não conseguem repassar esse aumento aos clientes, devido à alta concorrência.
  5. Maiores Desperdícios: Pela variedade de comida, muitas comidas não são servidas, o que aumenta o custo com o desperdício.

Os Números de um Restaurante Self-service

Vamos dar uma olhada nos principais números de um Restaurante Self-service:

Plano de negócios, pesquisa de mercado

Investimento Médio Necessário: R$ 70 mil a 90 mil. Este valor já inclui todos os equipamentos, custos de abertura etc.

Área Média: 100 m² a 200 m².

Faturamento Médio Mensal: R$ 20 mil a 30 mil.

Lucro Médio Mensal: R$ 2 mil a 6 mil – 10% a 20% de Margem Lucro

Tempo Médio de Retorno do Investimento: De 1 ano a 3 anos e 9 meses

 

Estratégias para Aumentar o Lucro de um Restaurante Self-service

Planejamento Estratégico, Análise Swot, Plano de negócios

  1. Entrega de Marmitas: Agregue a entrega de marmitas no seu restaurante para aumentar o seu faturamento.
  2. Balanças e Bebidas juntas ao Checkout: Monte as gôndolas dos alimentos, de forma que o seu cliente ao pesar o prato, já tenha acesso as bebidas disponíveis e ao Checkout de pagamento, dessa forma ele paga a comida e bebida junto com a pesagem, apesar de essa estratégia diminuir o Ticket Médio do seu restaurante, ela vai te economizar um bom dinheiro com garçons.
  3. Atendimento à noite: Por ter um horário reduzido, você pode abrir o restaurante no período da noite, podendo fazer inclusive combinações das comidas que sobraram na parte da tarde, dessa forma, você aumenta o faturamento e reduz o custo com desperdícios.
  4. Localização: Monte o seu restaurante próximo de locais movimentados, de preferência que tenham outros estabelecimentos comerciais próximos.
  5. Revisão Tributária: Por tratarem de diversos tipos de comidas e bebidas com as mais variadas formas de tributação, muitos restaurantes pagam muito mais impostos do que deveriam e deixam de aproveitar diversas reduções de impostos que lhe são permitidas. Um Planejamento Financeiro com foco na Recuperação de Tributos do seu restaurante, não só pode lhe retornar um enorme dinheiro em impostos que você pagou indevidamente nos últimos 5 anos, como também, reduzir significativamente a sua carga tributária para os próximos anos.

 

Que Negócio Você quer ver Analisado Aqui?

E aí, gostou da nossa e análise das estratégias? Deixe nos comentários a sua sugestão para que possamos analisar outros tipos de negócios.

Ah! Manda esse artigo para os seus amigos que tenham ou querem abrir um negócio no ramo de alimentação, mesmo que não seja Restaurante Self-service.

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