Você é daquele tipo que gosta de filmes que são mais do que apenas entretenimento? Então prepara a pipoca e confere esta lista com 12 filmes com lições para a vida toda

 

Hoje abordaremos lições que vão muito além do empreendedorismo ou investimentos , são lições sobre os mais variados temas que com certeza se aprendidas e aplicadas na nossa vida nos farão uma pessoa muito melhor. São lições obtidas não de livros, artigos ou palestras, mas sim da 7ª arte.

Vasculhamos os mais variados tipos de filmes; ficção científica, comédias, ação, dramas, nacionais, estrangeiros para encontrarmos aqueles cujo os ensinamentos transmitidos são tão valiosos que devem ser levados e aplicados em toda nossa vida toda.

Fique tranquilo, não há spoilers aqui.

Então, sem mais delonga, separe a pipoca e prepare-se para muito aprendizado.

Esta é a 1ª parte desta lista, para conferir os filmes de 1º a 6º confira a 2º parte clicando AQUI

12º – O Candidato Honesto 2

Filmes para refletir, filmes com lições

Título Original: O Candidato Honesto 2

Sinopse: Depois de ter confessado todos os crimes, João foi condenado a 400 anos de cadeia, mas cumpriu apenas quatro. Apesar de não querer mais saber de política, ele é convencido a se candidatar mais uma vez à presidência da República. O povo o adora! Afinal, é um político que não mente. Um ano se passa, o Brasil está em meio a uma grande crise, o governo de João Ernesto é uma lástima e o país está quebrado. Sob influência do vice, João vai se meter em confusões que podem lhe custar um impeachment. Ou seria um golpe? Só o futuro dirá.

Lição: Nada melhor do que começar esta lista aproveitando o momento político que o nosso país vive. O Candidato Honesto 2 explora, com bom humor, o funcionamento dos bastidores da política do Brasil, respondendo às perguntas que já pairaram pelo menos uma vez em nossas cabeças, como:

  • Porque partidos fazem coligações para concorrer às eleições?
  • Porque muitas vezes os candidatos e vices são de partidos diferentes?
  • Porque Presidentes, Governadores e Prefeitos nomeiam políticos para cargos que deveriam ser ocupados por pessoas técnicas?
  • Como que o apoio na Câmara e no Senado são cruciais para que os chefes do executivo consigam aprovar suas propostas e como sua popularidade com o povo depende disso

Obviamente, trata-se de um filme de humor, cujo o objetivo é entreter e tentar arrancar risadas dos espectadores, então nem todas as coisas mostradas podem ser levadas a sério, mas é um ótimo filme para nos ensinar que a política não acaba junto com as eleições e que os chefes do executivo não governam sozinhos.

11º – Obrigado Por Fumar

Título Original: Thank You for Smoking

Sinopse: A vida do lobista Nick Naylor não poderia ser mais contraditória. Embora saiba dos males que o cigarro traz à saúde, Nick defende fortemente seu consumo e está disposto a fazer o que for para tal efeito. Mas, ao mesmo tempo, tenta ser um modelo para o filho e usa o questionamento como grande aliado.

Lição: Obrigado Por fumar nos ensina a importância do poder da argumentação e do convencimento. O filme mostra que até as coisas mais absurdas, como convencer alguém a fumar, podem ser feitas por quem sabe argumentar.

O filme mostra, inclusive, técnicas de argumentação e persuasão, muito usadas recentemente por políticos que conseguem passar a imagem de “herói”, mesmo apoiando atos que seriam considerados, no mínimo, insanos.

Diariamente precisamos argumentar e convencer pessoas a romperem determinadas barreiras mentais para tomar decisões que nos favoreça (e que também podem favorece-las), por isso, saber argumentar se torna uma habilidade indispensável para qualquer pessoa, principalmente empreendedores.

10º – De Repente Pai

Título Original: Delivery Man

Sinopse: Um homem de meia idade (Vince Vaughn) descobre ter sido pai de 533 crianças, através da doação de esperma. Ele passa a enfrentar problemas quando algumas dezenas destas crianças, já crescidas, passam a sentir a enorme necessidade de conhecer o pai biológico.

Lição: Existem MUITOS filmes que abordam a questão de família e como devemos valorizá-la, porém De Repente Pai se destaca de todos estes, pois explora um conceito de família que vai muito além de pais, filhos, irmãos e cônjuges.

Em uma realidade, onde ainda existe um enorme abandono de crianças, De Repente Pai mostra, de uma forma exagerada, que o abandono familiar é uma questão de caráter e não de situação, além de também passar o ensinamento de que família é algo muito mais amplo, estendendo-se às pessoas que se quer sabem que existimos, mas que são impactadas de alguma forma pelas nossas atitudes.

9º – Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro

Título Original: Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro

Sinopse: O destino da cidade do Rio de Janeiro e de Nascimento se cruzam em Tropa de Elite 2, quando suas obrigações de pai se chocam com as de policial. Mais maduro, estratégico e solitário, o agora Coronel Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelho, isto apenas para descobrir que na segurança pública do Rio de Janeiro nada é o que parece.

Lição: O maior sucesso nacional de bilheteria não poderia ficar de fora dessa lista.

O filme aborda como o crime organizado é muito mais organizado do que realmente aparenta ser, envolvendo não só traficantes, como também, policiais militares, veículos de comunicação, e claro, políticos.

A trama nos mostra, em suas próprias palavras, que “o sistema é foda”, uma engenharia tão bem montada que te faz odiar e confiar nele ao mesmo tempo, fazendo também com que seja impossível identificar o cérebro por trás de toda essa engenharia (a exemplo dos crimes investigados pela lava jato), e que sempre haverá um novo inimigo para substituir aquele que supostamente foi embora.

8º – Ele Está de Volta

Título Original: Er ist wieder da

Sinopse: Adolf Hitler acorda na Alemanha de hoje, como se não tivessem se passado mais do que alguns segundos entre a Segunda Guerra Mundial e a atualidade. Perdido em um mundo mais tecnológico e conectado, logo encontra ajuda na amizade com um cinegrafista freelance, que se interessa por sua história e começa a acompanhá-lo, enquanto esse passa a ganhar fama nas ruas e a reconstruir o Partido Nazista.

Lição: Ele Está de Volta é um filme que combina ficção com documentário, mostrando, através de uma câmera escondida, as reações de pessoas reais com a volta de um suposto Adolf Hitler. Apesar do resultado ser assustador, ele não é nenhuma novidade.

Através de uma excelente sátira, o filme consegue captar os ciclos alternados entre liberalismo e conservadorismo que as sociedades vêm vivendo desde a Grécia Antiga, onde, por mais absurdas que sejam as ideias vinculadas a estes movimentos, eles tendem a se expandir e a encolher conforme o passar do tempo, exatamente como um ciclo.

Ele está de volta é um exemplo claro de como as ideias de Hitler poderiam ser aceitas facilmente não só pela população de um dos países mais liberais da União Europeia na atualidade, como também pelos demais países do mundo. Sem dúvida um filme para refletir.

7º – O Abutre

Título Original: Nightcrawler

Sinopse: Para enfrentar dificuldades de conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

Lição: Provavelmente já ocorreu com você ou você viu acontecer com alguém, uma grande tragédia ser anunciada nos noticiários da TV e você ficar imóvel, apenas acompanhando todos os detalhes daquela notícia que rapidamente vira o principal assunto das discussões na internet e das conversas com seus amigos. Podemos citar como grandes exemplos, a facada no Bolsonaro, o acidente aéreo com o time de futebol da Chapecoense, o Word Trade Center e até mesmo quando você para pra ver um acidente de trânsito.

O Abutre mostra em detalhes como o ser humano tem uma atração, quase que magnética, pela tragédia e como a mídia sabe explorar muito bem isso para ganhar dinheiro. Afinal, os jornais não têm o objetivo principal de te informar, mas sim de prender a sua atenção para exibir os anúncios dos patrocinadores, essa é a forma como eles realmente ganham dinheiro. Duvida? 30 segundos da sua atenção durante o intervalo do Jornal Nacional valem quase R$ 800 mil (fonte ). Agora imagine horas da sua atenção.

O filme ainda revela exatamente qual é o tipo de tragédia que mais atrai o telespectador. Uma excelente oportunidade para refletimos sobre aonde estamos focando a nossa atenção. Afinal, quem são os abutres, nós ou a mídia?

Em breve lançaremos a parte 2, com os 6 primeiros filmes desta lista. Escreva-se na nossa lista para receber um e-mail assim que a publicarmos. 

Deixar um Comentário