Muitos esquecem dele, o consideram um gasto desnecessário, mas a verdade é que ele é o principal investimento que a sua empresa fará na vida. Estamos falando do Plano de Negócios e nesse artigo vamos te mostrar elementos que não podem faltar no seu:
O Brasileiro é um povo empreendedor por natureza
Com a crise econômica que o país passa e o alto desemprego, empreender se tornou, para muitos, a única alternativa de manter as contas em dia. E mesmo aqueles que hoje têm a “estabilidade” de um emprego, sonham em empreender. É o que diz a pesquisa realizada pela Mind Miners:
Segundo a pesquisa, 2 a cada 3 brasileiros sonham em ter um negócio próprio (Fonte ). Liberdade e autonomia são os motivos mais buscados por quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo e a falta de capital inicial é o motivo mais apontado que impede essas pessoas de alcançarem seus sonhos.
Do sonho ao pesadelo
Você teve a grande ideia.
Conseguiu juntar dinheiro.
Pediu demissão daquele emprego chato.
Alugou um bom espaço, comprou estoque, mobília e tudo mais.
Está com a cabeça erguida e confiante de que o seu negócio vai bombar.
Passam 5 meses, 6 meses, 1 ano e o seu negócio mal ganha dinheiro para se sustentar.
Você ver todo o dinheiro suado que guardou indo embora
Até que a sua empresa fecha as portas e se junta àquela estatística das empresas que morrem em menos de 2 anos.
Será que todo esse sofrimento poderia ter sido evitado?
Se você tivesse feito um Plano de Negócios , provavelmente sim.
Por que o Plano de Negócios é crucial?
Antes de se arriscar com um novo negócio, você precisa planejar, testar e validar a sua ideia para saber se é viável começar ou não a sua empresa.
Então o Plano de Negócios não é um gasto, mas sim um investimento. Afinal é melhor gastar mil reais agora e saber que a sua empresa será uma catástrofe do que descobrir isso quando ela já estiver aberta e você já ter gasto todas as suas economias.
Mas, o Plano de Negócios não serve apenas para te impedir de abrir uma empresa catastrófica. Seu principal objetivo é corrigir antecipadamente as prováveis falhas que ela poderá apresentar quando estiver funcionando, para, não só, evitar que coisas ruins aconteçam, como também, ter um roteiro que irá te ajudar a consertar essas falhas o mais rápido possível
Pense bem, tudo que você usa é testado antes de chegar até você:
- O seu tênis foi testado para que você não fique com dor na coluna
- O seu carro foi testado para evitar que ele cause acidentes
- Até as suas camisinhas foram testadas para evitar uma paternidade/maternidade antes da hora
Se tudo isso é testado e validado antes de chegar a você, por que a sua empresa não será antes de chegar aos seus clientes?
As principais etapas do seu Plano de Negócios
Não importa se você quer montar todo o Plano de Negócios sozinho ou se é melhor nos contratar para fazermos um para você , você deverá participar ativamente neste processo, seja fornecendo informações, ajudando nas projeções e até participando dos testes.
É claro que um Plano de Negócios nunca será igual ao outro, mas alguns elementos são essenciais não importa que tipo de empresa você queira começar.
O objetivo aqui não é mostrar como montar um relatório de Plano de Negócios com capa, contracapa, Sumário Executivo etc., mas sim te mostrar cada uma das etapas que obrigatoriamente você terá que passar antes de validar a sua ideia.
Cada etapa testará o seu modelo de negócios e ao final de cada uma você chegará a uma das seguintes conclusões:
- Meu modelo de negócio está pronto para seguir para a próxima etapa (ou as alterações necessárias não são relevantes)
- Tenho que fazer alterações relevantes no meu modelo de negócio para seguir para a próxima etapa (Terá que refazer as análises e testes após as mudanças)
- Meu modelo de negócio não é viável para seguir para a próxima etapa.
A única forma de validar por completo o seu modelo de negócio é obtendo a 1ª resposta para todas as etapas do Plano de Negócios.
Sim pode ser horrível ver que o seu sonho não é viável, porém é algo que não só irá te economizar MUITO dinheiro, como também, te ajudará a direcionar o seu tempo para algo mais adequado.
Etapa 0: Considerações Iniciais
O que envolve?
Este é o ponto zero do seu Plano de Negócios, aqui é importante que você tenha informações cruciais sobre o negócio que pretende iniciar, como:
- O que sua empresa vai vender (atividade)?
- Que problemas o seu produto/serviço resolve?
- Qual é o diferencial do seu produto/serviço?
- Para quem ela irá vender (Pessoas, Empresas, Governo.)?
- Qual o seu público-alvo/nicho de atuação (Isso é muito importante)?
- Como ela irá vender (Loja, online etc.)?
- Qual o objetivo da sua empresa (Onde ela estará daqui há 1 ano)?
- Se a atividade que você pretende fazer te deixa empolgado em fazê-la (Isso é muito importante)
Dica
Seja detalhista nas respostas, mas não se alongue muito. 2/3 linhas para cada pergunta são mais que suficientes.
Momento de Validação
Se você tiver respostas precisas para cada pergunta desta etapa, o seu modelo de negócio estará pronto para seguir para a próxima.
Etapa 1: Estrutura da Organização
O que envolve?
Esta é a etapa onde você começa a mensurar como será a estrutura da sua empresa e aqui não estamos falando de estrutura física, mas da estrutura organizacional, ou seja, quem serão as pessoas que estarão por trás da sua empresa:
- Você terá sócios?
- Quais as competências destes sócios?
- Qual será o papel de cada sócio?
- Como estará dividido os departamentos?
- Sua empresa terá funcionários?
- Quais competências estes funcionários deverão ter?
- Como esses funcionários estão divididos entre os departamentos?
- Sua empresa contará com consultores externos (Contadores, advogados etc.)
Nesta etapa também serão identificados alguns aspectos legais da sua empresa, como, leis regulatórias, trabalhistas etc.
Dica
Já ouviu aquela frase “amigos, amigos, negócios à parte”? Então, nem sempre os seus amigos serão os melhores sócios que você terá. Sua empresa deve contar com sócios que sejam capacitados para exercer as funções que surgirão.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Possuo as pessoas mais adequadas para dar continuidade a minha empresa?
- Terei que treinar essas pessoas ou precisarei buscar novas?
- Tenho recursos para treinar essas pessoas antes mesmo de iniciar a empresa?
- Conseguirei me adaptar as exigências legais do negócio?
Etapa 2: Análise de Mercado
O que envolve?
Aqui você irá se aprofundar sobre o mercado que a sua empresa estará inserida. É aqui que você irá mapear:
- As características do setor (É um ramo em alta, queda, sazonal etc.?)
- O perfil dos clientes (Idade, Renda, Ramo de atuação etc.)
- Preços praticados
- Principais concorrentes (Incluindo nome e localização)
- Barreiras de entrada
- Fornecedores e Parceiros (Preços e Políticas adotadas)
- O que pode influenciar a demanda
Dica
As informações desta etapa podem ser colhidas de forma primária ou secundária. A primária serão as informações que você mesmo coletará, fazendo entrevistas, questionários, pesquisas, análises de campo etc. As informações secundárias são aquelas coletadas de outras fontes, como Institutos de pesquisas, jornais, revistas etc.
“E como eu sei se o ideal para mim são informações primárias ou secundárias? ”
Lembra na etapa zero quando você respondeu para quem a sua empresa irá vender e como ela irá vender?
É com base nessas respostas que você irá saber como coletará essas informações:
- Se a área de atuação da sua empresa for o seu bairro ou até mesmo uma parte da sua cidade, recomenda-se que você colete e analise as informações de forma primária.
- Já se a sua empresa atenderá todo o seu Estado ou até mesmo todo o país, recomenda-se que você utilize informações secundárias para que esse processo não fique muito caro.
Nada impede que você combine informações primárias e secundárias, caso isso se mostre vantajoso.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Os preços praticados são acessíveis ao meu público alvo?
- Há espaço para a minha empresa neste mercado?
- Minha empresa conseguirá tirar clientes de concorrentes que estão há mais tempo no mercado?
- Conseguirei enfrentar as barreiras de entrada?
- Fornecedores conseguirão atender minha demanda com preços que posso pagar?
Etapa 3: Planejamento Operacional
O que envolve?
Aqui você irá se aprofundar sobre a operação diária do seu negócio, mapeando e planejando:
- Localização e estrutura física
- Processos Operacionais (Produção, Controle de Qualidade etc.)
- Processo de estocagem, armazenagem, distribuição e reposição
- Capacidade produtiva e/ou atendimento
- Tecnologia empregada
- Divisão dos departamentos operacionais
- Custos de manutenção das Máquinas e Equipamentos
- Aspectos Legais (Licenças, Direitos de uso, Seguros etc.)
Dica
Tenha a planta do imóvel onde pretende estabelecer sua empresa. Ela será essencial para definir aonde cada processo, pessoa, equipamento ficará. Um bom exemplo disso foi demonstrado no filme “Fome de Poder”, onde é demonstrado como foi montado o processo operacional do primeiro Mc Donald’s
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Tenho acesso a um local que permita operacionalizar a empresa da forma adequada?
- Este local é acessível, atraente e seguro para meus empregados, fornecedores e clientes?
- Conseguirei me adaptar as exigências legais para este local?
- Tenho capacidade produtiva para atender a demanda com qualidade e prazos aceitáveis?
- Terei acesso à tecnologia adequada para minha operação?
Etapa 4: Planejamento de Vendas
O que envolve?
Esta é a etapa onde serão montadas todas as estratégias para captação de clientes, vendas e pós-vendas, envolvendo:
- Política de Preços
- Estratégias de Vendas e Plano de Marketing
- Pós-Venda
- Pontos de Venda e Atendimento
- Projeções de Vendas em quantidade, considerando diversos cenários
- Margem de lucro praticada
Dica
Se você escolheu o seu nicho corretamente, terá um marketing muito poderoso e efetivo, pois ele será direcionado para as pessoas certas para o seu negócio e terá um custo muito mais baixo do que se fosse direcionado para um público mais amplo.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Minha projeção de vendas é viável, considerando meus preços, custos e a demanda?
- Meu plano de marketing terá uma conversão que suporte todos os meus custos e ainda me dê lucro?
- Tenho preços competitivos em comparação a meus concorrentes?
- Meu cliente enxerga diferencial no meu produto/serviço, além do preço?
Etapa 5: Planejamento Financeiro
O que envolve?
Esta é a etapa onde mapeamos o melhor caminho financeiro para o seu negócio utilizando tudo aquilo que foi informado nas outras etapas. É aqui que você descobrirá:
- Quanto é necessário para começar o negócio
- Se é melhor utilizar dinheiro dos sócios ou de empréstimos
- O mínimo necessário de vendas para não ter prejuízo
- Quanto de dinheiro a empresa precisa para tocar seu dia-a-dia
- Os prazos de compra, estocagem e venda ideais para a empresa
- O resultado e fluxo de caixa para os próximos meses/anos
- A melhor forma da empresa pagar menos tributos possível
- Quando você recuperará o capital investido
- Se o seu negócio é viável financeiramente
Dica
Considere a possibilidade de terceirizar parte das atividades, isso reduzirá os investimentos necessários com equipamentos e funcionários.
Momento de Validação
A validação do seu projeto dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Minha empresa é viável financeiramente?
- Minha lucratividade é menor do que de outras empresas do meu setor? Por que?
- Conseguirei manter minhas finanças pessoais enquanto a empresa não dá lucro?
- Tenho o capital necessário para iniciar a empresa?
- Caso tome empréstimos para iniciar a empresa, ela continuará sendo viável com as taxas de juros cobradas?
- Tenho como conseguir clientes para atingir o valor mínimo de vendas?
- Os prazos de compra, estocagem e vendas são viáveis de acordo com a média de mercado?
- Meu retorno será maior do que aquele obtido com aplicações mais seguras?
Etapa 6: Planejamento Estratégico
O que envolve?
Esta é a etapa onde você montará as estratégias finais para o seu negócio. É aqui que você:
- Identificará os pontos fortes e fracos do seu negócio (Olhar para dentro)
- Identificará as ameaças e oportunidades (Olhar para fora)
- Tentará vender, de forma informal, o protótipo ou promessa do seu produto ou serviço ao seu público-alvo
- Fará novos testes de validação na sua empresa
- Analisará e corrigirá todas as falhas e pontos fracos identificados
- Identificará as tarefas críticas que precisam ser feitas para que o seu negócio possa começar
- Elaborará um roteiro com estratégias para sua empresa seguir, após a abertura
Dica
Lembre-se, o seu negócio deve ser testado e validado de forma fácil e rápida, uma das formas de fazer isso é apresentar protótipos ou promessas de entregas para o seu público, tentando obter, não só vendas, como também, feedbacks do seu público sobre o seu produto/serviço.
Momento de Validação
A validação do seu projeto, e início de fato do seu negócio, dependerá de respostas positivas e bem justificadas para as seguintes perguntas:
- Consigo utilizar meus pontos fortes para anular meus pontos fracos e combater as ameaças?
- Tenho estratégias bem definidas para contornar ameaças e alcançar as oportunidades
- Considerando as vendas, preços e condições obtidas nas tentativas de vendas do meu produto/serviço, minha empresa seria viável financeiramente?
- Conseguirei cumprir com os compromissos firmados na tentativa de venda do produto/serviço a potenciais clientes?
- Conseguirei corrigir as principais falhas apresentadas nos testes de validação?
- Tenho pronto, todas as tarefas críticas para iniciar meu negócio
Cronograma
Um ponto muito importante para o sucesso da elaboração do seu Plano de Negócios é que você defina um cronograma para cada uma das etapas, que se tornarão o cronograma geral do Plano de Negócios.
Recomenda-se até que você crie prazos mais apertados e evite prorrogá-los, pois assim, você e sua equipe são forçados a focar somente naquilo que realmente importa e não perder tempo com detalhes inúteis. Lembre-se “Feito é melhor do que perfeito”.
Conclusão
Nem todos conseguirão passar pelas 7 etapas do Plano de Negócio e isso, não necessariamente, é ruim, mas se sua empresa passou por elas com sucesso, saiba que você aumentou imensamente a chance de sucesso dela, pois você conseguiu contornou antecipadamente a grande maioria das dificuldades que poderá enfrentar e possui um roteiro para te ajudar com as dificuldades que poderão surgir.
Novas realidades surgirão e você deve sempre estar se adaptando e planejando para contornar novas dificuldades.
Saiba que nós da Finefi, sempre estaremos aqui para ajudá-lo na sua jornada empreendedora, seja através dos Nossos Serviços , seja através do Nossos Conteúdo Gratuito .
Um abraço e até Segunda-feira que vem, com o nosso próximo artigo ou vídeo.